Tratamento da Hiperidrose

...

Hiperidrose em si não é uma doença. Hiperidrose é uma característica individual fisiológica de cada organismo. Apesar de não ser considerada uma doença a hiperidrose pode gerar uma série de transtornos no convívio social e profissional. Imaginem só um executivo que transpira nas axilas e fica com o famoso cheiro de sovaco tendo que se reunir diariamente com sua equipe de trabalho, ou uma aeromoça que tem que se maquiar para o trabalho, mas sofre de hiperidrose facial e toda aquela maquiagem começa a derreter durante um voo. Estes são pequenos exemplos de como este transtorno pode afetar a vida das pessoas, mas se você sofre com este problema e se identifica com as situações acima descritas, saiba que você não precisa continuar sofrendo. Hiperidrose tem tratamento.

O tratamento da hiperidrose primária pode ser executado de diversas formas. A decisão em relação a melhor modalidade de tratamento para cada paciente é tomada com base na anamnese e exame físico, sendo assim, a consulta presencial com o especialista é indispensável.

Em relação às modalidades terapêuticas podemos destacar:

1) Administração de medicações: Existem medicamentos orais que diminuem o volume de transpiração. A grande vantagem desta modalidade de tratamento é o baixo custo e o fato de não ser invasiva. A grande desvantagem é a necessidade de manter o uso contínuo de remédios para evitar a transpiração.

2) Botox: A administração de Botox é um tratamento indicado quando a hiperidrose é localizada em regiões específicas do corpo como mãos e axilas por exemplo. A grande vantagem do uso de Botox é o fato de ser pouco invasivo e ter uma boa durabilidade (6 meses em média). A principal desvantagem é o preço elevado das aplicações.

3) Tratamento cirúrgico: A cirurgia é indicada nos casos nos quais a hiperidrose é localizada (rosto, mãos, axilas ou pés). A cirurgia que trata hiperidrose do rosto, mãos e axilas é a simpatectomia torácica por vídeo (executada pelo cirurgião torácico), a cirurgia que trata hiperidrose dos pés é a simpatectomia lombar (executada pelo cirurgião vascular). A grande vantagem da cirurgia é o fato de ser um tratamento executado apenas uma vez com duração por tempo indeterminado. A principal desvantagem é o risco de complicações sendo a principal delas a hiperidrose compensatória, ou seja, o paciente deixa de transpirar naquelas regiões do corpo que costumava transpirar e passa a transpirar em outras regiões. Apesar da hiperidrose compensatória, a grande maioria dos pacientes submetidos à cirurgia ficam satisfeitos com os resultados.

4) Tratamentos integrativos: Esta modalidade de tratamento fica reservada aos pacientes que não querem fazer nenhum dos tratamentos descritos anteriormente ou para os casos de falha de tratamento. Entre as terapias integrativas, dou destaque à acupuntura que exibe ótimos resultados e tem um efeito muito semelhante ao Botox tendo que ser replicada periodicamente. Lembrando que para que o tratamento seja efetivo, o profissional que o executa deve entender do assunto.

É importante salientar que uma modalidade terapêutica não anula a outra, ou seja, se o paciente faz tratamento com medicamentos orais e em algum momento resolve operar, isso poderá ser feito, ou se o paciente operou e desenvolveu um quadro de hiperidrose compensatória, ele poderá tratar sua hiperidrose compensatória com remédio ou acupuntura. Se você sofre de hiperidrose e deseja tratar, recomendamos que busque um cirurgião torácico qualificado que possa te oferecer o tratamento mais adequado. No Instituto Trismegisto contamos com um cirurgião torácico altamente qualificado. Navegue pelo nosso site e saiba mais.